terça-feira, 6 de abril de 2010

Livro tridimensional na Coréia do Sul

Tecnologia tridimensional. Maravilha contemporânea. O cinema já esnoba com Avatar, a imagem tridimensional. Agora o livro em 3D. Como? Acredite, cientistas sul-coreanos desenvolveram tecnologia tridimensional para livros. Algo mágico que faz os personagens saltarem das páginas.
Esses livros possuem imagens com dispositivos que provocam a animação em 3D através do uso de óculos especiais. Na medida em que lemos e movimentamos o livro, os efeitos tridimensionais se manifestam.
Pesquisadores do Instituto Gwangju de Ciência e Tecnologia, na Coréia do Sul, conseguiram animar dois livros infantis, nos quais heróis saltam sobre montanhas e dragões se contorcem. Tecnologia 3D.
Segundo Kim Sang-cheol, que comanda o projeto, a equipe gastou mais ou menos 3 anos para desenvolver o software adequado. Ele ainda afirmou que essa tecnologia poderá ser usada em qualquer tipo de livro.
Kim disse que a tecnologia poderá ser usada para qualquer tipo de livro. Ele prevê que, com o tempo, ela seja empregada com imagens exibidas por smartphones ou em museus para intensificar a visão dos objetos expostos.
“Vai levar algum tempo para esta tecnologia ser oferecida ao público em geral”, disse Kim. E não soube avaliar os preços desses livros para o consumidor. Só garantiu que será acessível ao público amante da leitura.
Fonte: Reuters (Reportagem da Reuters TV e de Christine Kim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário