sábado, 19 de junho de 2010

PREFEITURA DE FRANCA LANÇA BOLSA CULTURA.




Grupos culturais e artistas francanos terão uma nova ajuda da Prefeitura para a promoção de espetáculos populares. O prefeito Sidnei Rocha assinou, nesta sexta-feira ( 18 junho 2010 ), o projeto de Lei que cria o Bolsa Cultura no município. Antes de vigorar, a proposta precisa de aprovação legislativa.

Elaborado pela FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), o Bolsa Cultura seguirá o mesmo padrão do Bolsa Atleta – incentivo ao esporte – também gerido pela fundação. Os interessados deverão apresentar um plano de trabalho, que será analisado por uma comissão de avaliação formada pela FEAC. Se aprovada, a proposta pode ter financiamento público a partir de R$ 1 mil. Os valores serão baseados na UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca), atualmente em R$ 36,61.

Após a autorização parlamentar, a FEAC irá divulgar o regulamento do programa. “Vamos reunir os movimentos culturais para explicar o projeto. Queremos que os artistas participem efetivamente desta nova realidade com bons projetos”, disse o presidente da fundação, Reginaldo Emídio.

Durante a cerimônia de lançamento do Bolsa Cultura, o prefeito Sidnei Rocha aproveitou a presença de um grupo de lideranças artísticas para lembrar que “para um projeto ser bom, ele não precisa ser caro”.
Sobre o total de recursos disponíveis, Sidnei disse que o projeto de incentivo à arte e cultura está apenas “nascendo e pode crescer mais nos próximos anos”.

O Bolsa Cultura é destinado a atender artistas locais e espetáculos populares que não objetivem lucro. “Projetos particulares que tenham a intenção comercial de auferir lucro não serão atendidos por este programa, que está surgindo para incentivar a arte da cidade. Quem deseja fazer espetáculo para ganhar dinheiro, deve procurar patrocínio na iniciativa privada”, reforçou Sidnei.

O maestro Nazir Bittar, regente da Orquestra Sinfônica de Franca, comemorou a novidade. “Este tipo de ação vai aumentar muito o interesse da comunidade que faz e que assiste a arte e a cultura. Uma idéia inovadora, em que a população ganhará muito. Afinal, a qualidade das apresentações tende a melhorar”.
(Carlos Pinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário