quarta-feira, 4 de abril de 2012

MUSEU DA TAM GRATUITO ÀS QUARTAS-FEIRAS.


O Museu TAM (www.museutam.com.br), que passou a abrir gratuitamente ao público todas as quartas-feiras, também lançará, ainda no primeiro semestre, uma agenda cultural com apresentações gratuitas de música, teatro e cinema. A instituição, que já atendia sem custos inúmeras associações de amparo, de assistência social e escolas de primeiro grau da região, receberá cerca de 450 crianças de entidades públicas e ONGs de quarta a sexta-feira. As novidades são possíveis graças ao apoio recebido do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

"Essas ações são fundamentais para o cumprimento do nosso objetivo, que é preservar e resgatar a história da aviação para mostrar às novas gerações a importância dessa atividade no desenvolvimento da civilização. A grande contrapartida é poder observar a alegria e o espanto de adultos e crianças ao entrar no museu", diz João Francisco Amaro, presidente do Museu TAM.

O Museu TAM
Localizado em São Carlos, no interior paulista, o museu é a realização do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. A coleção do Museu TAM, que reúne o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, começou com duas aeronaves: um Cessna 140 e um Cessna 195. Hoje, já são mais de 70 aviões em exposição.

Além das aeronaves, são atrações o espaço TAM Kids, o simulador de voo, a área que explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos, os 60 uniformes antigos da aviação, e o espaço Rolim, que conta a história e a trajetória da TAM e de seu fundador. O museu tem ainda um auditório utilizado para palestras, conferências e eventos culturais.

Os mais atuais recursos tecnológicos foram empregados para tornar a viagem pelo universo da aviação mais informativa e interativa. Audioguides em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol) bem como videoguides, para deficientes auditivos, estão disponíveis. Algumas das peças são exibidas em cenografias que retratam o ambiente em que operavam, inserindo o visitante no contexto histórico.
Repasse: jornalista Carlos Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário