terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Iphan e Condephaat vão recuperar acervo destruído pela chuva em São Luiz do Paraitinga

São Paulo - Os técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do estado de São Paulo vão iniciar amanhã (5) a primeira avaliação dos danos provocados pela chuva ao patrimônio histórico do município de São Luiz do Paraitinga, no interior paulista.
Segundo o presidente do Iphan, os técnicos farão, de imediato, um levantamento das condições das estruturas dos prédios históricos que resistiram à chuva. Elas deverão ser fortalecidas. Eles também farão um diagnóstico detalhado da situação para que o Iphan e o Condephaat possam montar as estratégias de recuperação do centro histórico da cidade.
"É uma perda lastimável para o patrimônio histórico de São Paulo e do Brasil", disse, em nota, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.
Pelo menos 2 mil famílias ficaram desabrigadas e 200 desalojadas por causa das chuvas ocorridas na última sexta-feira (1º) no município, localizado no Vale do Paraíba. A cidade foi praticamente submersa pelas águas e parte do casario do centro histórico ficou destruída.
Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

Um comentário:

  1. Se SLP quiser preservar seu patrimônio histórico, terá que primeiro recuperar seu patrimônio ambiental!

    Carlos Goulart
    http://matasnativas.wordpress.com

    ResponderExcluir