São Paulo - Os técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do estado de São Paulo vão iniciar amanhã (5) a primeira avaliação dos danos provocados pela chuva ao patrimônio histórico do município de São Luiz do Paraitinga, no interior paulista.
Segundo o presidente do Iphan, os técnicos farão, de imediato, um levantamento das condições das estruturas dos prédios históricos que resistiram à chuva. Elas deverão ser fortalecidas. Eles também farão um diagnóstico detalhado da situação para que o Iphan e o Condephaat possam montar as estratégias de recuperação do centro histórico da cidade.
"É uma perda lastimável para o patrimônio histórico de São Paulo e do Brasil", disse, em nota, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.
Pelo menos 2 mil famílias ficaram desabrigadas e 200 desalojadas por causa das chuvas ocorridas na última sexta-feira (1º) no município, localizado no Vale do Paraíba. A cidade foi praticamente submersa pelas águas e parte do casario do centro histórico ficou destruída.
Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
Se SLP quiser preservar seu patrimônio histórico, terá que primeiro recuperar seu patrimônio ambiental!
ResponderExcluirCarlos Goulart
http://matasnativas.wordpress.com