terça-feira, 22 de março de 2011

FAZENDA PINHAL - SÃO CARLOS. LINDA VIAGEM AO PASSADO HISTÓRICO.

Um dos passeios proporcionados pelo ICACESP durante o 32º Encontro, em São Carlos, foi à Fazenda Pinhal. Conduzidos pelos companheiros Luiz Barbano e Jane, que organizaram o passeio, tivemos a alegria e o prazer de conhecer a Fazenda e a história de seus principais senhores. Algo emocionante. Recepção magnífica dos funcionários da Fazenda, que nos brindaram com simpatia, atenção e até com lanche regado com gostoso café produzido por lá. Inesquecível.

Declarada Patrimônio Histórico Nacional, a Fazenda Pinhal ocupa 62 alqueires e compreende a Casa Grande, os Terreiros, a Tulha, o Pomar, a antiga Senzala, pastos, plantações e 2 ribeirões e mata nativa. O conjunto arquitetônico representativo do segundo ciclo do café (1850) integra-se em uma exuberante natureza e paisagismo. A Casa Grande impõe-se pela sobriedade e amplidão de suas salas, alcovas, quartos e capela, nos remetendo a um misterioso passado.
Essa fazenda é uma viagem à aristocracia rural paulista do início do século XIX. Guias treinados promovem visitas às instalações da Fazenda, pelo seu imenso pomar, casarão, terreiro de café, pavilhão do antigo engenho e tulha-mestra com a máquina de beneficiamento de 1885, em pleno funcionamento. Vale a pena marcar um passeio por lá. Mas precisa marcar a visita. Comece visitando o site http://www.fazendapinhal.com.br/.
Fazenda Pinhal: Estrada do Broa km 4,5 – São Carlos, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário