sábado, 30 de janeiro de 2010

Descoberta de fonte construída por imperador.


Especialistas britânicos e italianos anunciaram a descoberta perto de Bracciano, 40 km ao norte de Roma, de uma fonte que abastecia um aqueduto romano, construída pelo imperador Trajano no ano 109 de nossa era, há 1.900 anos, e que inclui um santuário dedicado à água.
A construção, adornada de abóbodas pintadas de azul egípcio, poderia medir 8 metros de altura, segundo Lorenzo Quilici, um especialista e professor de topografia antiga na universidade de Bolonha.
"É uma descoberta de enorme importância, pois o Caput Aquae (a fonte), entre Manziana e Bracciano, abastecia o aqueduto que chegava perto do rio Tibre, en Roma", explicou Lucia Dutto, prefeita de Manziana.
A localização foi feita por Michael e Ted O'Neill, da empresa Meon HDTV, com base em indícios do arquiteto Giuseppe Curatolo, quando preparavam um documentário sobre aquedutos romanos.
"A existência era conhecida mas se pensava que fosse da época medieval. Com o professor Quilici pôde-se estabelecer que não era apenas romano mas do tempo de Trajano e encontramos a fonte", explicou nesta sexta-feira à AFP Ted O'Neill.
Segundo Quilici, o aqueduto, que abastecia também o Vaticano, havia sido parcialmente desviado no século XVI.
A fonte apresenta um "interesse extraordinário dado o estado de conservação dos sistemas de captação e filtragem da água", disse Mario Lolli Ghetti, do Ministério das Relações culturais.

Nova Lei da Cultura chega ao Congresso


Assinado pelo presidente Lula, projeto que substitui a Lei Rouanet será apreciado pela Câmara dos Deputados na volta do recesso parlamentar. Na quarta-feira (27), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhou à Câmara dos Deputados o texto que torna a lei da cultura mais abrangente e dinâmica. Seus objetivos centrais são ampliar os recursos da área e, ao mesmo tempo, diversificar os mecanismos de financiamento de forma a desenvolver uma verdadeira economia da cultura no Brasil.
As principais novidades são a renovação do Fundo Nacional de Cultura (FNC), reforçado e dividido em nove fundos setoriais; a diversificação dos mecanismos de financiamento; o estabelecimento de critérios objetivos e transparentes para a avaliação das iniciativas que buscam recursos; o aprofundamento da parceria entre Estado e sociedade civil para a melhor destinação dos recursos públicos; e o estímulo à cooperação federativa, com repasses a fundos estaduais e municipais.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Convite muito especial

O Instituto Usina de Sonhos, através de seu presidente, José Eduardo Mendes Camargo, tem a honra em convidá-lo(a) a participar do workshop “Defesa da Capitu” do clássico de Machado de Assis “Dom Casmurro” que se realizará no próximo dia 30 (trinta) do mês de janeiro de 2010, 14:00h, R.13 de maio,627- Centro- Dois Córregos (SP), com a apresentação da Ilustre Profa.Carmem Lúcia Ebúrneo da Silva, membro da Academia de Letras, Cadeira número 13(treze) da cidade de Botucatu(SP).
Dois Córregos, janeiro de 2010.
José Eduardo Mendes Camargo

Centro Cultural "Nilson Prado Telles"Fone: (14) 3652-6441Avenida D. Pedro I n° 302, centro. Dois Córregos / S.P.http://centroculturaldc.zip.net/ Coordenadora: Daniele C. Soffner

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Procon é coisa do passado.

A revista Exame, do dia 15 de julho, publicou uma reportagem sobre um site chamado Reclame Aqui. A idéia desse site é ser um mural (um Muro das Lamentações) onde as pessoas expõem suas queixas sobre serviços ou produtos, visível à todos que o acessarem. O interessante é que, sem burocracia, os problemas são solucionados com mais rapidez.Quando um consumidor reclama de um produto de alguma empresa, essa empresa recebe um e-mail sobre a queixa. E como a empresa preza por sua imagem, ela tende a ser eficiente na solução, que será aberta ao público. O que tem dado muito certo, já que 70% dos casos são resolvidos! E o tempo médio é de menos de uma semana, diferente do procon que tem a média em 120 dias.Lá vai o site: www.reclameaqui.com.br Divulguem. (Carlos Pinto)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Palestra em Santos!!!

Já está marcada nova data: dia 21 de maio, às 19:30h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Santos. Minha palestra SE EU SEI, EU FALO, que será promovida pelo Departamento Cultural do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos (obrigado Sérgio, obrigado Bellini), com certeza reunirá meus amigos dos velhos tempos e meus queridos ex-alunos do Ateneu Santista, do Carmo, da Faculdade de Turismo, do TERV... Até lá!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Simplesmente maravilhoso!

Kseniya Simonova foi a ganhadora da edição Ucraniana do Got Talent.
Na final, ao vivo, fez uma animação da invasão da alemanha na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial, tendo usado os dedos e uma superfície com areia. Trouxe lágrimas aos olhos dos jurados e do público. Foram 8 minutos maravilhosos que demonstraram um talento especial e trouxeram, através da arte, a memória viva de uma guerra que marcou várias gerações.
É de arrepiar mesmo. Artes assim deveriam circular na Web. Clique no link abaixo e assista ao espetáculo.
http://www.youtube.com/watch?v=eg6iJu8WyOs
Colaboração: Carlos Pinto.

Assista ao filme “O Circo”, com Charles Chaplin. É gratis.


Nesta quinta-feira, dia 14, às 19:30h, no anfiteatro da Secretaria de Educação e Cultura de Descalvado, o projeto Cine Biblioteca estará exibindo uma das obras-primas de Charles Chaplin, o filme “O Circo”. Filmado em 1928, nos Estados Unidos, além do Charles Chaplin, o elenco tem Merna Kennedy e Betty Morissey como protagonistas. Na estória, o vagabundo Carlitos é confundido com um ladrão e vai se refugiar num circo, onde, de uma hora para outra, se transforma na atração principal e revolta-se contra o tirânico proprietário do circo.
Esse projeto de exibição de filmes antigos é uma idéia de algum tempo do Júlio Moretim, hoje transformado em realidade. Vamos prestigiá-lo.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ISSO É UMA VERGONHA!

Já está no Youtube...
Jornal da Band - 31 de dezembro de 2009. O âncora Boris Casoy não percebeu que o microfone ficou aberto e, pensando que ninguém mais o ouvia, fez comentário, no mínimo, preconceituoso e constrangedor acerca da dupla de garis que desejava a todos, inclusive a ele, um feliz 2010. A colega do âncora da Band, Millena Machado, também não deixou de dar sua risadinha, que pode ser ouvida também. Lamentável!
Transcrição:
Casoy: "Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto da sua vassoura."
Millena: apenas ri (condescendente)
Casoy: "O mais baixo da escala do trabalho..."
Operador: "Deu pau, deu pau,..."

www.youtube.com/watch?v=0H9znNpeFao

Minha opinião: Esse tipo de comentário preconceituoso não pode partir da boca de ninguém, muito menos de um jornalista respeitado, tido como sério e que, por ser judeu, deveria saber melhor do que ninguém como o preconceito é totalmente inadimissível e execrável. (Carlos Pinto)

Iphan e Condephaat vão recuperar acervo destruído pela chuva em São Luiz do Paraitinga

São Paulo - Os técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do estado de São Paulo vão iniciar amanhã (5) a primeira avaliação dos danos provocados pela chuva ao patrimônio histórico do município de São Luiz do Paraitinga, no interior paulista.
Segundo o presidente do Iphan, os técnicos farão, de imediato, um levantamento das condições das estruturas dos prédios históricos que resistiram à chuva. Elas deverão ser fortalecidas. Eles também farão um diagnóstico detalhado da situação para que o Iphan e o Condephaat possam montar as estratégias de recuperação do centro histórico da cidade.
"É uma perda lastimável para o patrimônio histórico de São Paulo e do Brasil", disse, em nota, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.
Pelo menos 2 mil famílias ficaram desabrigadas e 200 desalojadas por causa das chuvas ocorridas na última sexta-feira (1º) no município, localizado no Vale do Paraíba. A cidade foi praticamente submersa pelas águas e parte do casario do centro histórico ficou destruída.
Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

“CURSO DE ORATÓRIA – PALAVRA & ARGUMENTO”


A ACID – Associação Comercial e Industrial de Descalvado está com inscrições abertas para o “Curso de Oratória – Palavra & Argumento”, que será ministrado pelo Prof. Roberto Villani neste mês de janeiro, nos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28, das 19:30h às 22:30 horas, na sede da Associação.
Esse curso, que tem como objetivo principal o aperfeiçoamento na arte de falar bem, reúne todas as instruções fundamentais da oratória – comunicação e expressão. Aulas, apostiladas, essencialmente práticas nas quais o aluno tem a oportunidade de avaliar o seu desenvolvimento comunicativo, desinibição e controles emocionais.
Esta é a vigésima primeira turma de Oratória do Villani, em Descalvado, desde 2001. O Certificado de Conclusão do curso dá direito a contagem de horas de estágio em cursos da UNICASTELO.
A história de Roberto Villani em cursos de Oratória é extensa. Desde os anos 70, na Baixada Santista e região de São Paulo, seus cursos são promovidos por Faculdades, Prefeituras, Sindicatos, inclusive pela Secretaria de Estado da Cultura (década de 70), entre outros.
Informações e inscrições na ACID, Rua Madre Cecília, 397 – Jardim Belém – Descalvado, SP, ou pelo telefone 3594-1104 com Meire.
Em tempo: O SUCESSO DE UMA PESSOA DEPENDE DO SEU JEITO DE FALAR.