quinta-feira, 30 de setembro de 2010

COM QUALIDADE ARTÍSTICA, TERMINOU O VII FESTIVAL “DESAFIO” DE TEATRO & ARTES



Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, no último dia 26 encerrou-se o projeto IntegrARTE Descalvado 2010, com a realização do VII Festival “Desafio” de Teatro & Artes. Sete cidades participaram com grupos de teatro, música e dança, que levaram ao público muita emoção e momentos de humor. Cultura de qualidade marcou este Festival, com alguns destaques surpreendentes, como o Letras e Sons, de Pirassununga, no dia 21, contando e cantando Vinicius de Moraes. Também a peça infantil “Ploc, a borboleta mais linda que já vi”, pelo grupo TEMETAL, de Santos, que abriu o Festival no dia 18. E a apresentação primorosa do grupo Galhofas, de Descalvado, com a peça teatral “Só”. “Com os Galhofas, encerramos o Festival com chave de ouro.” – comentou o Diretor de Cultura Roberto Villani.
No domingo, dia 19, a Academia de Dança Fernanda Simões, de São Carlos, apresentou espetáculo belíssimo de danças orientais, com muita luz, cores e ritmos. Na abertura dessa noite, as meninas do TERV destacaram-se com números de dança, aplaudidas pelo público.
Na segunda, foi a vez da Escola Municipal de Música. Sob o comando do Maestro José Carlos Talarico Adorno, a platéia pode conhecer jovens alunos ao teclado e clarinete, alguns tocando a quatro mãos com a professora Maria C ristina Cunha e com o próprio Maestro. E várias músicas cantadas pelo Coral Pró Canto; momentos de emoção.
De Mogi Mirim, as Cia´s Yesso de Teatro e Vidraça de Teatro trouxeram as estréias de “Se ao menos eu tivesse um nariz verde” e “Transformador careta e sonhador”. De Mococa, o Maestro Coelho, do TPM Teatro Popular de Mococa “Rogério Cardoso” apresentou a comédia “A morte bêbada da morte”.
No dia 24, Kleber Gabriel, de Porto Ferreira, mostrou o espetáculo “Operário em construção”, baseado num poema de Vinicius de Moraes. Essa peça venceu a Fase Regional do Mapa Cultural Paulista 2009/2010. Na seqüência, no dia 25, o Teatro da Casa Velha e o Teatro Descalço, ambos de São Carlos, brindou-nos com “Filosofia de um par de botas”, de Machado de Assis, e “O auto da camisinha”.
Por especial colaboração à realização do Festival, foram homenageadas as seguintes pessoas: Dr. Luiz Carlos Rosa Viana, Presidente da Câmara Municipal de Descalvado, o senhor Carlos Pinto, Secretário de Cultura de Santos, o senhor Alessandro Ricci, que emprestou sua empresa para contrato com a Caixa Econômica Federal, e a professora Sra Maria Cristina Cunha da Escola Municipal de Música. E a Caixa Econômica Federal que, com seu patrocínio, permitiu que o IntegrARTE Descalvado 2010 fosse realizado.
“Em termos de qualidade, este Festival foi superior aos demais. É pena que não contamos com a presença de estudantes, pois perderam a oportunidade de enriquecerem seus conhecimentos. Lamento.” – assegurou Roberto Villani.
O VII Festival “Desafio” de Teatro & Artes foi organizado pela Divisão Municipal de Cultura de Descalvado, pelo seu diretor Roberto Villani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário