quinta-feira, 27 de agosto de 2015

GENI E O ZEPELIM EM LIMOEIRO DO NORTE, CEARÁ.

Neste sábado, 29, às 20 horas, a incansável e talentosa Dallva Rodrigues leva ao palco mais um de seus belos espetáculos, GENI E O ZEPELIM. Lá na Faculdade De Filosofia Dom Aureliano Matos - Fafidam.- Limoeiro do Norte, Ceará.
Dallva Rodrigues

SINÓPSE
Baseada na canção brasileira de Chico Buarque, de mesmo nome, a peça narra a longa história que define o episódio ocorrido com Gení, uma moça que era hostilizada na cidade. Diante de uma ameaça de ataque de um Zepelim, o comandante se encanta com os dotes de Gení, que acaba sendo provisoriamente tratada de um modo diferenciado pelos seus detratores. Passada a ameaça, ela retorna ao seu dia-a-dia normal, no qual as pessoas a ofendiam e excluíam, revelando o caráter pseudomoralista e hipócrita da sociedade.

PERSONAGENS:
Gení, Marta,  Dulce, Dolores,  Padre, Banqueiro,  Prefeito,  Jorge, Pai de Geni,  Comandante, Demais atores ‘coro’.

Livre adaptação de Dallva Rodrigues.

sábado, 1 de agosto de 2015

TRAIÇÃO E DECEPÇÃO.


 
"É engraçado como depositamos tanta confiança e tanto sentimento nas pessoas. Em pessoas que achávamos conhecer, mas, que no fim, só mostraram ser iguais a todos. E por esperar demais, sonhar demais, criar expectativas demais, sempre acabamos nos decepcionando e nos machucando cada vez mais." - Dalai Lama. 

                2013, haveria eleição extra para prefeito na cidade de Descalvado. Nosso grupo político então decidiu apoiar a campanha de um candidato. E pôs-se à luta, elaborando um programa de ações para a popularização do homem escolhido. Várias reuniões foram realizadas na antecedência do pleito. Eu e minha família entramos de corpo e alma nessa disputa política, inclusive com aplicação de dinheiro. Como acordo com o candidato, se eleito, nosso grupo o auxiliaria na condução do governo. E conquistamos a vitória.

            10 de janeiro de 2014. Fui nomeado pelo então prefeito eleito para o cargo de diretor da divisão de cultura. Retornei à cultura de Descalvado; de novembro de 2003 a maio de 2011, ocupei essa função com muito carinho. E agora, novamente no posto, minha responsabilidade seria restaurar a cultura municipal, trazendo novamente ao povo eventos culturais de qualidade. Essa responsabilidade foi-me passada e apoiada pela secretaria de educação e cultura, na qual a divisão municipal de cultura estava vinculada. Arregacei as mangas e coloquei-me ao trabalho. Precisava encontrar um local para instalar a divisão de cultura; outrora a mesma situava-se no lugar onde hoje se encontra o museu público municipal. Então, decidi ocupar a antiga estação ferroviária, ex FEPASA.

            A estação e a praça na qual ela está considero-as das mais lindas da região. Entretanto, abandonada por administrações anteriores, servia de depósito de sucata, lixo, abrigo para desocupados, tráfico etc. Resolvi, então, livrá-la do mal e a saneei das mazelas do abandono total. Na antiga sala das bagagens, onde estabeleci o gabinete do diretor, havia tanta barafunda que mal se podia chegar ao meio dela. Para se ter idéia, o chão estava coberto por óleo grosso, daqueles que se usa em motores de ônibus. Comprei detergente especial e, com ajuda de um funcionário, o óleo foi removido. Comprei cortinas, ajeitei móveis de escritório e, enfim, aprontei o cômodo. Compras feitas com meu próprio dinheiro.

            Mas muito ainda tinha de ser feito. Ajeitei a antiga sala de embarque como escritório da divisão e a sala de telégrafos como ambiente para aulas. Nesse um ano e meio, ali foram realizadas várias oficinas culturais como fotografia, óleo sobre tela, bordado, "o homem quântico" etc. Ali também igreja evangélica realizou aulas de evangelização para jovens. Na quase totalidade, ações gratuitas oferecidas à população. Procurei arrumar os banheiros da estação, antes em estado deplorável. Alguma coisa pode ser feita, outras, por falta de dinheiro (?),  a prefeitura deixou de nos atender. Ajustei a iluminação externa, trocando lâmpadas queimadas. O local tinha que estar bem arrumado, pois minha programação determinava atrações públicas na praça, que se propunha a trazer à população para o belíssimo ambiente.

            "Letras e Sons" - famoso grupo lítero-musical de São Carlos, "Shows musicais", com artistas da região e de casa, atrações como festa junina, semana do meio ambiente, circo para crianças etc. A plataforma de embarque da estação transformou-se em palco, coisa que eu tanto sonhei, por várias vezes. E assim, resgatei a importância cultural da antiga estação ferroviária de Descalvado. E até escrevi um texto contando a história das estações ferroviárias de Descalvado, folheto que era entregue gratuitamente para visitantes e alunos de escolas locais.

            Com a divisão municipal de cultura devidamente instalada, procurei reunir a biblioteca, escola de música e o museu público. Minha intenção era fazer um trabalho integrado pois esses órgãos municipais estavam diretamente subordinados à divisão de cultura. Confesso que alguma coisa consegui nesse mister, agastando-me em momentos de desapegos, de indiferença à hierarquia,  em alguma ações. Na verdade, tudo ia muito bem até os últimos dias de junho, quando soube que meu nome constava numa lista de funcionários que seriam dispensados por conta de economia na folha de pagamento. Parte do nosso grupo político, o mesmo que ajudou essa pessoa chegar à vitória, foi afastado da administração por motivos escusos. Então, fui exonerado sem que o tal prefeito, sua esposa e seus assessores levassem em conta tudo o que fizemos na campanha e no próprio trabalho. E, pasme amigo leitor, transferiram os funcionários concursados do setor e desativaram a divisão de cultura. Acabaram com a cultura municipal de Descalvado. Incompetência, incultura, ignorância e indiferença à população da cidade, principalmente aos eleitores que o elegeram. Traição de todos os envolvidos nesse bródio político. Dos governantes e daqueles que queriam o meu cargo, que subestimaram a recuperação da minha saúde no ano passado com vistas ocupar meu posto. Estou decepcionado. Que Deus perdoe os incautos, pois deles é o reino da infidelidade.

 "Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!" - Bob Marley
 
Roberto Villani